Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<  NOVEMBRO 2024  >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

Logotipo da Ordem dos Nutricionistas

Uma Instituição. Uma Identidade

A criação do logotipo da Ordem dos Nutricionistas foi um processo cuidadoso e minucioso, que resultou numa representação visual única e distintiva da profissão.

O logotipo da Ordem dos Nutricionistas é uma das suas insígnias, estatutariamente consagradas, criado em 2011, em Comissão Instaladora da Ordem dos Nutricionistas e, após a tomada de posse dos primeiros Órgãos, foi aprovado em Conselho Geral, atendendo a disposição estatutariamente prevista.

É um símbolo de que representa valores fundamentais como a pluralidade, diversidade, completude, equilíbrio, assembleia, autoridade, hierarquia, humanidade, vitalidade e crescimento, sendo uma marca forte e reconhecida da instituição desde a sua criação.


Uma marca plural

O logotipo é composto por um elemento principal: a figura estilizada de uma espiga, símbolo maior da nutrição humana, altamente estilizada, aberta a outras leituras e sentidos que não apenas a de uma haste terminal de trigo. É uma marca polissémica: um ícone que gera uma pluralidade de sentidos, tal como uma Ordem profissional é uma entidade pública que congrega uma multiplicidade de vontades e desempenha uma ampla diversidade de funções e atividades.


Diversidade. Completude. Equilíbrio

Constituída por oito círculos, a marca alude à Roda dos Alimentos, o mais emblemático instrumento nacional de educação alimentar, com os seus sete grupos e o elemento central: a água. A dimensão diversa dos oito grãos da espiga visa reproduzir a importância relativa que cada grupo alimentar assume nessa representação de uma alimentação saudável. Por seu turno, a conjugação gráfica dos oito círculos expressa princípios fundamentais contidos na Roda dos Alimentos e sintetizados no seu lema "saber comer é saber viver": diversidade, completude e equilíbrio.


                                                                                    


Assembleia. Autoridade. Hierarquia

Os diversos grãos e modo como estão graficamente compreendidos e sustentados pelas duas folhas da espiga expressam um sentido fundamental de comunidade, assembleia e convergência, significação que remete para a natureza eminentemente associativa de uma Ordem. Não se trata de um aglomerado aleatório de elementos. A lógica orgânica e o princípio de ordem que presidem à marca atestam também os valores de autoridade e hierarquia - elementos definidores de uma Ordem profissional, responsável pela regulação do acesso e exercício de uma profissão.

Humanidade. Vitalidade. Crescimento

As folhas da espiga, pela sua configuração e dinamismo, dão-se a ler como braços abertos e erguidos de uma pessoa, uma representação que humaniza a marca e lhe infunde energia e vitalidade.

A orientação dos círculos expressa ainda uma ideia axial de crescimento, o que se harmoniza não só com o propósito de favorecer o desenvolvimento nutricional saudável de toda uma população, mas também com o objetivo de promover a progressão e valorização do nutricionista enquanto profissional de saúde de uma incontestável relevância na vida contemporânea.


Cores e fonte

Ao mesmo tempo que remetem para os cereais, os hortícolas e a fruta - grupos alimentares cuja proporção de ingestão deverá ser superior aos restantes -, as cores atribuídas à marca suplantam essa identificação primeira: enquanto o amarelo aponta para o Sol, centro do nosso sistema planetário, fonte de luz e calor, o verde reenvia-nos para o mundo natural, transportando também um sentido de vida e esperança. Por seu turno, as tonalidades selecionadas de amarelo e verde introduzem na marca a sobriedade exigida pela dignidade institucional de uma associação pública profissional.

O tipo de letra escolhido - uma fonte não serifada, sem arestas - expressa o princípio de modernidade e racionalidade que informa uma associação como a Ordem dos Nutricionistas, fundamentada no conhecimento e na investigação científica, definida pela agilidade de procedimentos e objetivos, e liberta de fardos burocráticos e organizacionais. A estes valores a opção pela caixa alta vem acrescentar a respeitabilidade e dignidade que distinguem uma Ordem profissional.