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Qualidade

Um dos objetivos da Ordem dos Nutricionistas é promover a excelência da atuação profissional, com o compromisso do desenvolvimento da qualidade em saúde. Uma das ferramentas para atingir este objetivo é o estabelecimento das melhores práticas profissionais baseadas na evidência científica disponível.


Neste sentido, desde 2016 a Ordem dos Nutricionista integra na sua estrutura um Departamento da Qualidade (DQ). Neste âmbito, celebrou com a Direção-Geral da Saúde um protocolo que contempla a cooperação no planeamento e programação da política nacional para a qualidade na saúde, particularmente no que toca ao processo de elaboração das Normas de Orientação em Saúde.


A elaboração e publicação de Normas de Orientação Profissional (NOP) e Guias Orientadores, que visam a melhoria contínua da qualidade da atividade profissional e a garantia da melhor prática profissional são também uma das funções do DQ. Estes documentos são desenvolvidos de acordo com o procedimento estabelecido, refletido no Manual de Procedimentos do Departamento da Qualidade, e têm por base o modelo utilizado pela Organização Mundial de Saúde e pela International Confederation of Dietetic Associations, obrigando a que os mesmos sejam baseados na mais recente evidência científica e sujeitos a diferentes patamares de apreciação crítica.


No sentido de tornar acessível aos nossos membros documentos orientadores das melhores práticas profissionais, disponibilizamos ainda o acesso gratuito aos conteúdos da Evidence Analysis Library da Academy of Nutrition and Dietetics.


Desejamos a melhoria contínua na prestação de serviços de qualidade aos membros e às instituições, através de pessoal qualificado e certificação de processos. Assim, há o compromisso assumido, desde 1 de novembro de 2019, de certificar, por entidade certificadora externa, o Sistema de Gestão de Qualidade, pela Norma ISO 9001:2015. Definiremos objetivos e metas no mais estrito cumprimento legal regulamentar, com vista à melhoria contínua e à garantia da confiança e credibilidade nos serviços internos prestados.