Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<  MARÇO 2024  >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Mensagem da Bastonária





1 de novembro de 2023


Inicio hoje um novo desafio, uma nova etapa da minha vida pessoal e profissional, que percorrerei, abraçando o projeto que a ela me trouxe e acompanhada por um conjunto de pessoas que nele acreditaram e que nele depositaram a sua confiança, o seu empenho e a sua entrega, partilhando orgulho, muitas horas de trabalho, muito suor e algumas lágrimas, principalmente de alegria e satisfação.


Um projeto que não se inicia agora. As suas raízes foram depositadas há anos atrás e delas se formaram caules fortes, cresceram ramificações e agora assistimos ao desenvolvimento das flores e aos tão esperados frutos, que, assim espero, serão colhidos por todos nós.


Um novo ciclo. Uma mudança necessária que se fará, acima de tudo, de renovação, de crescimento, de alteração de rumo para um sentido mais dirigido à população, aos cuidados de que carece, aos profissionais e a uma maior atenção às suas necessidades reais e factuais, aos jovens profissionais e aos estudantes, que são o futuro da Nutrição e a uma maior aproximação e auscultação daquelas que são as suas expectativas, os seus desejos, os seus sonhos que podemos e devemos ajudar a realizar. Um novo olhar perante as instituições de saúde, de solidariedade social, da administração pública nos diferentes setores, empresas e empregadores privados e não privados, estabelecimentos de ensino, associações e sociedades científicas, entidades governamentais e não governamentais e todos os envolvidos numa ação conjunta, que assumiremos e na qual nos envolveremos, com a qual nos comprometeremos, tendo em vista, sempre e só, a garantia dos melhores serviços e cuidados nutricionais a prestar à população.


Sempre disse e reforço hoje, a Ordem dos Nutricionistas é, antes de tudo, daqueles que cuidamos, dos utentes e cidadãos. Faz-se dos seus membros, dos nutricionistas que a constituem e que dão sentido à sua existência. Uma Ordem profissional deve fazer-se de sentido de identificação com uma causa e com uma missão.


A missão que carreguei comigo durante o percurso que nos trouxe até aqui, coloco hoje ao serviço de todos, através da vossa Ordem profissional. A visão é a que a acompanha – o nosso olhar colocado nas pessoas, da infância à idade maior, da defesa e promoção da saúde ao tratamento da doença ou ao controlo de sintomas, quando a cura não tem lugar, das ações de literacia alimentar e nutricional ao enfoque na restauração e alimentação coletiva, na garantia da qualidade e segurança alimentar, no desporto, na indústria, no ensino, entre tantas outras áreas onde o nutricionista tem um lugar, tem um papel, tem uma ação esperada, é necessário porque dele necessitam.


Lealdade, humildade, sentido de serviço. Palavras-chave que nos acompanharam durante todo o percurso; as mesmas que guiarão este próximo mandato. Perdoem-me a falsa modéstia, mas estou convicta e confiante de que escreveremos um capítulo bonito na história da Ordem dos Nutricionistas. Um caminho que, acredito, será de esperança renovada e conduzirá a um futuro promissor.


O meu sonho? Ver nutricionistas nos lugares que são seus de direito, nas várias áreas de atuação. As que tão bem conhecemos, as que são ainda territórios em exploração e as que aguardam desenvolvimento e potencial.


Como sempre disse, não seria nunca uma vitória ou uma derrota pessoal. E não foi. Fui voz de um projeto que saiu vencedor e dele saiu um resultado: a vitória de todos nós, a conquista da Nutrição pelo seu merecido lugar. Fui sua mensageira e em sua honra, apresento-me hoje aqui, perante todos vós, preparada e destinada a defender a profissão que me escolheu, a cuidar dos interesses da população que sempre servi.

 

Sou grata pelo percurso profissional que a vida me permitiu ter. Pelos caminhos que tracei, pelas pessoas que encontrei nesses caminhos, umas que permaneceram vivas na minha vida, outras que permanecem vivas no meu coração. Aprendi e acumulei princípios, valores e experiência. Dei muito também e espero que em todos tenha deixado algo de bom.

 

Espero estar à altura daquilo que a Nutrição merece e do que os seus profissionais desejam. O mandato que agora se inicia é de todos. Que dele resulte o que de melhor a nossa profissão possa alcançar. Pelo bem de todos, pelo melhor para a nossa população.



Muito obrigada.


Liliana Sousa | 0433N

Bastonária da Ordem dos Nutricionistas