O Observatório da Profissão disponibiliza, de forma regular, indicadores relativos ao acesso e ao exercício da profissão de nutricionista. Neste seguimento, em março de 2022, foi encetado um estudo que avalia a admissão de membros efetivos e estagiários, o número de membros com inscrição suspensa, e o desemprego registado na profissão durante o período de 2015 a 2021.
Perante os dados recolhidos, conclui-se que o acesso à profissão de nutricionista é um processo relativamente estabilizado, ainda que se tenham registado impactos relevantes decorrentes da pandemia por COVID-19. É esperada a recuperação dos indicadores de acesso, e que o número de diplomados cresça, em face do aumento de Instituições de Ensino Superior com diplomados em Ciências da Nutrição e Dietética e Nutrição durante o ano de 2022.
As alterações ao Regulamento de Estágios Profissionais e Provas de Habilitação Profissional da Ordem dos Nutricionistas que entraram em vigor em janeiro do corrente ano, podem constituir um fator de melhoria nas condições de acesso à profissão de nutricionista. Este novo diploma veio trazer uma maior flexibilização do estágio, assente na prossecução de objetivos quantificáveis e na eliminação de constrangimentos relacionados com a apresentação de projeto como pré-requisito para a inscrição.
No caso do desemprego, a sua dependência de fatores conjunturais a nível económico, determina que a sua monitorização deve ser realizada regularmente através das fontes de informação disponíveis, com o objetivo de identificar tendências, considerando que os números disponibilizados pelas entidades competentes aparentam ser subestimados.