<  JULHO 2024  >

Propostas da Ordem Dos Nutricionistas para a intervenção dos nutricionistas no SNS - Reunião de 13.03.2020

16 de Março de 2020

A Ordem dos Nutricionistas foi recebida na passada sexta-feira, dia 13 de março, pela Ministra da Saúde e pelo Secretário de Estado da Saúde, numa reunião com as outras ordens profissionais da saúde, para auscultar as preocupações e recolher contributos no âmbito da melhoria da resposta do Serviço Nacional de Saúde ao surto provocado pelo novo coronavírus (COVID-19).

A Bastonária da Ordem dos Nutricionistas apresentou os seguintes contributos:

1. Propôs o adiamento das consultas de nutrição não urgentes, no Serviço Nacional de Saúde (SNS), podendo realizar-se contacto remoto com o doente sempre que necessário.

2. Propôs que nos Cuidados de Saúde Primários os nutricionistas reforçassem as equipas de saúde pública.

3. Propôs que nos Cuidados de Saúde Hospitalares a intervenção dos nutricionistas ocorresse preferencialmente no internamento e na alimentação hospitalar:

• Internamento – Reforçar o apoio ao suporte nutricional dos doentes e a aquisição imediata de reforço de nutrição entérica e parentética que não está contemplada no Despacho n.º 3219/2020 de 11 de março;

• Refeições hospitalares – Gerir as contingências que possam surgir neste âmbito, nomeadamente pela diminuição de recursos humanos, garantindo o equilíbrio nutricional e a segurança alimentar das refeições fornecidas aos doentes e colaboradores;

• Bares e refeitórios hospitalares - Limitar a utilização dos bares aos profissionais e redimensionar a capacidade de utilização do refeitório, mantendo distâncias de segurança entre os utilizadores, privilegiando o take-away.

4. Alertou para a necessidade de informação aos consumidores na área alimentar.

5. Alertou para a necessidade de avaliação da evolução da cadeia de abastecimento de alimentos no sentido de se assegurar alimentos para todos os portugueses.

6. Transmitiu que a Ordem dos Nutricionistas tem desenvolvido as diligências necessárias para dar cumprimento às suas atribuições, salvaguardando, a saúde pública em geral e dos membros dos órgãos da Ordem e seus colaboradores, em particular, de acordo com o implementado no plano de contingência da Ordem dos Nutricionistas.

7. Demonstrou a disponibilidade para integrar os nutricionistas para auxílio do reforço das linhas de atendimento de resposta em telessaúde à pandemia COVID-19.

8. Demonstrou toda a disponibilidade da Ordem dos Nutricionistas em colaborar numa estratégia articulada em todos os domínios elencados.

A Ministra da Saúde anuiu com as propostas apresentadas, tendo sido estipulada uma reunião semanal remota entre as ordens profissionais da saúde e o Ministério da Saúde, bem como a criação de um canal de comunicação específico entre estes.

A Ordem dos Nutricionistas apela a todos os nutricionistas para que se mantenham em segurança.