Para fins de melhorar a sua experiência, este site usa atualmente cookies. Eu Compreendo
Página Inicial
<  AGOSTO 2024  >
SEG TER QUA QUI SEX SAB DOM
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

Conferência de Imprensa COVID-19 com a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas

Conferência de Imprensa COVID-19 com a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas
06 de Abril de 2020

COVID-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo


12h48 - "Não existem super alimentos nem suplementos"


A bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, esteve na conferência de imprensa e alertou para a desinformação em tempos de pandemia.

Desmentiu a existência de soluções milagrosas para fortalecimento do sistema imunitário.

"Não existem nem super alimentos nem suplementos capazes de prevenir ou de combater a COVID-19 através de fortalecimento do sistema imunitário", frisou.

A responsável disse também que a alimentação equilibrada é fundamental para assegurar o adequado funcionamento do sistema imunitário.

Alexandra Bento lembra que a Direção-Geral da Saúde publicou recentemente um guia dedicado à alimentação em tempos de COVID-19.

A bastonária apelou aos portugueses para que comprem só os alimentos necessários e garantiu que “não haverá falta de alimentos” e que a cadeia de abastecimento está a funcionar.

Em tempo de pandemia, a bastonária da ordem dos Nutricionistas salientou que se devem privilegiar alimentos frescos, hortícolas, frutas frescas, e evitar alimentos com muito sal, gordura ou açúcar.

Uma vez que ainda não é clara a transmissão do vírus através de alimentos, a responsável considera que se deve aplicar o princípio de precaução, adotando boas práticas de higiene.

Salientou que os idosos são o grupo de maior risco e disponibilizou uma bolsa de nutricionistas para auxiliar as instituições, nomeadamente os lares.

Alexandra Bento pediu para que os portugueses não permitam que, nesta fase, aumentem as doenças não transmissíveis, como é o caso da obesidade e diabetes.

Cumprindo as medidas de distanciamento social mas tendo comportamentos saudáveis fazem de todos “agentes de saúde pública”, completou a bastonária.






Fonte: RTP Notícias, online, 12h48, 06 de abril de 2020