Reunião com o Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)

03 de Maio de 2024

No passado dia 30 de abril, a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Dra. Liliana Sousa, reuniu com o Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Dr. Domingos Lopes, nas instalações do IEFP, em Lisboa, tendo como ponto único da ordem de trabalhos, os estágios profissionais. Esta reunião teve como objetivo analisar o enquadramento que possibilita a realização de estágios de habilitação profissional através deste organismo.

A Ordem foi informada que a procura desta solução para a realização de estágios profissionais na área da Nutrição não é relevante e ficou assim firmado o compromisso por parte da Ordem dos Nutricionistas de ampliar a divulgação esta oferta de oportunidade entre candidatos e entidades potencialmente recetoras a estágio, com vista a permitir o cumprimento legal exigido pelo novo Estatuto da Ordem dos Nutricionistas, que prevê a remuneração do estágio de habilitação profissional, obrigatório para acesso à profissão, por força da revisão deste estatuto, ocorrida durante o ano de 2023.

Ficou ainda firmada a vontade e a necessidade de uma colaboração mais estreita entre a Ordem dos Nutricionistas e o IEFP, tendo esta entidade demonstrado total disponibilidade para colaborar em iniciativas de esclarecimento aos interessados, que venham a mostrar-se necessárias.

Os esforços estão colocados no terreno, na tentativa de melhorar condições, abrir caminhos e possibilitar um acesso à profissão digno e célere, como é desejo de todos.