Ordem dos Nutricionistas é ouvida na Assembleia da República

28 de Fevereiro de 2021

Desde a primeira hora os nutricionistas, como profissionais de saúde, têm estado envolvidos no combate e apoio à pandemia que atravessamos atualmente, garantindo os melhores cuidados nutricionais aos doentes críticos e não críticos.

Os nutricionistas, com a maior celeridade tal como a situação o exige, organizaram os seus serviços para colaborar na mitigação e combate à pandemia, em articulação com a Ordem dos Nutricionistas, e esta em colaboração com as diversas áreas governativas, para dar as melhores respostas a esta crise pandémica.

A Ordem dos Nutricionistas teve uma audiência na Assembleia da República com a Comissão para o Acompanhamento da aplicação das Medidas de Resposta à Pandemia da Doença COVID-19 e do Processo de Recuperação Económica e Social, que decorreu no passado dia 17 de fevereiro, onde os diversos grupos parlamentares ouviram a bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas referiu que os maus hábitos alimentares da população portuguesa, que apresentavam números já preocupantes e prévios à pandemia que atravessamos, têm vindo a piorar sendo assim necessários mais estudos periódicos.

A alteração e deterioração dos hábitos alimentares que temos vindo a verificar, associadas às quebras de rendimentos dos agregados familiares, levam ao claro aumento da insegurança alimentar, sendo necessária a tomada de medidas urgentes.

Os recursos humanos na saúde, com destaque para o número insuficiente de nutricionistas em diversas áreas fulcrais, foi também um dos assuntos marcantes da intervenção da bastonária, fazendo referência ao concurso de 40 vagas para os Cuidados de Saúde Primários, que decorre desde 2018.

Outros locais chave, como Hospitais, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Escolas e Autarquias, onde os nutricionistas apresentam números manifestamente insuficientes foram elencados.

Assista à audição completa abaixo.

Fonte: ARTV, Canal Parlamento, gravado em 17 de fevereiro de 2021